Programas para DJs tocarem sem depender de pickups e turntables físicas – e portanto de vinis ou CDs - existem dos mais diversos tipos. Desde os profissionais – e caros - como o Traktor DJ Studio e o Disco XT até ferramentas gratuitas como o Mixxx ou o Zulu DJ Mixing Software, um DJ amador ou profissional pode treinar, inventar e até mesmo trabalhar dependendo apenas de um disco – o disco rígido do seu PC.
Entre as ferramentas gratuitas existe uma grande variedade de objetivos. Se por um lado alguns programas pretendem apenas facilitar a vida de quem não é DJ profissional ao garantir alguns efeitos de transição e uma melhor organização da biblioteca musical – caso do Hot Mix – até aplicativos que simulam as mesas e mixers usados com mídias físicas com perfeição.
O KraMixer fica bem próximo deste segundo grupo, entregando ao usuário uma interface facilmente reconhecível para quem já esteve no comando da cabine de som de uma festa. Colocando lado a lado os dois canais de áudio, separados pelo mixer e várias funções de visualização, o KraMixer oferece uma experiência de discotecagem bem próxima da obtida com equipamentos reais.
Para facilitar o trabalho do DJ, como os computadores só tem um mouse – e ambas as mãos são essenciais na hora de passar o som – o programa oferece atalhos para o controle de quase todas as funções de cada canal. As teclas e seus comandos relacionados são espelhados entre esquerda (canal 1) e direita (canal 2), tornando bastante intuitiva a utilização de ambos os decks de áudio.
Além de todo o básico necessário para discotecar, o KraMixer também oferece oito efeitos especiais para filtrar o som em tempo real – incluindo echo, flange, reverb e preverb - e uma ferramenta para a gravação dos mixes em MP3.
0 comentários:
Postar um comentário